[Users-pt] Windows guest

Amador Pahim apahim at redhat.com
Tue Aug 13 18:26:25 UTC 2013

On 08/13/2013 03:14 PM, Janssen dos Reis Lima wrote:
> Estava lendo o quick start do oVirt para instalação de uma VM Windows
> e vi que é necessário anexar um floppy virtio-win.

Só é necessário se o disco da VM for do tipo virtio. Se for IDE, não é
necessário. De qualquer forma, usar virtio eleva bastante o desempenho
no acesso ao disco.

> Procurei na internet e encontrei esse link ->
> http://alt.fedoraproject.org/pub/alt/virtio-win/stable/ que tem uma
> ISO do virtio-win, e do virtio-win.vfd achei aqui ->
> https://launchpad.net/kvm-guest-drivers-windows/+download
> Existe um repositório do Fedora para eu instalar via YUM, ou posso
> baixar desses links?

Não que eu saiba. Baixa esses, põe no ISO DOMAIN e ajusta o owner:group
pra 36:36. Eles deverão aparecer como cdrom no caso do iso e floppy no
caso do vfd.
Se você for usar Spice, instale o
http://spice-space.org/download/windows/spice-guest-tools/spice-guest-tools-0.59.exe
(baixe/instale dentro da VM). Esse instalador tem os drivers virtio-win
e ainda instala os drivers e o agente do Spice.