[Users-pt] Dúvidas storage iSCSI ou NFS

Amador Pahim apahim at redhat.com
Thu Apr 17 16:07:58 UTC 2014

On 16-04-2014 10:20, Janssen dos Reis Lima wrote:
> Pessoal,
>
> Meu cenário é o seguinte.
> Tenho 3 servidores. Um será o engine e outros 2 os hosts.
> Gostaria de saber uma melhor forma de eu fazer a instalação desse meu
> ambiente. Eu posso deixar o storage funcionando no próprio engine. Tem
> algum problema quanto a isso?

Não há uma limitação técnica. Pode fazer isso sim.

> Outra coisa. É melhor usar iSCSI ou NFS?

Usando NFS, cada disco virtual será um arquivo dentro do diretório
compartilhado. Facilita backup e cópias "por fora" do oVirt. Usando
iSCSI, cada disco virtual será uma partição LVM criada na LUN. Todas as
operações de storage (create, remove, expand, move, snapshot,... ) são
mais rápidas no LVM do que usando discos no NFS. Além disso, em um teste
que fiz em 2010, o iSCSI se mostrou 17% mais performático em escrita
simples que o NFS. Eu prefiro iSCSI, mas não posso dizer o que é melhor
pra você :)