[Users-pt] Acessar Página Adm oVirt de outra rede

Ronaldo Araujo ronaldo at sinprosp.org.br
Tue Feb 9 18:14:37 UTC 2016

Boa tarde senhores ...

Tenho um ambiente oVirt: 3.5.1.1-1.el6 funcionando 100%. (1 maquina gerenciando e 2 máquinas virtualizando).

Na máquina que está virtualizando tenho 3 placas de rede:

1ª configurado para a rede do OVIRTMGMT (192.168.100.0 / 24)
2ª configurado para a rede do STORAGE (192.168.101.0 / 24)
3ª configurado para a minha REDE INTERNA (192.168.102.0 / 24)

Tenho um Firewall com algumas placas de rede, entre elas:

1ª configurado para a rede do OVIRTMGMT (192.168.100.0 / 24)
2º configurado para a minha REDE INTERNA (192.168.102.0 / 24)

Nas máquinas que estão virtualizando também tenho o mesmo esquema de placas mais algumas outras (DMZ, SMS e TELEFONIA)

Se eu acesso a página de Administração do oVirt pela REDE INTERNA (192.168.102.1) a página abre, consigo me logar e fazer toda a manutenção nas máquinas, mas não consigo abrir o CONSOLE. Pelo que vi no arquivo que ele gera (console.vv), o mesmo está apontando para o IP da rede do OVIRTMGMT (192.168.100.0 / 24) do host onde está rodando a máquina virtual.

Para eu conseguir acessar o CONSOLE, tenho que colocar o computador onde vou acessar a página de Administração do oVirt, na mesma rede do OVIRTMGMT. Dessa forma consigo acessar o CONSOLE sem problema.

Pensei até que fosse algum problema no firewall, mas adicionei uma outra máquina rodando o apache com o mesmo range de IP do OVIRTMGMT, e consigo acessar essa página sem problema.

Alguém poderia me dar alguma dica ? Pra não ficar toda hora trocando de IP, acabei colocando mais uma máquina só para conseguir acessar o CONSOLE das máquinas virtuais, mas sei que essa não é a solução ideal.

Peço desculpas se ficou confuso o meu problema, mas foi a melhor forma que achei pra explicar.

Obrigado

Ronaldo Araujo