[Users-pt] Acessar Página Adm oVirt de outra rede

Amador Pahim apahim at redhat.com
Wed Feb 10 14:59:59 UTC 2016

On 02/09/2016 04:14 PM, Ronaldo Araujo wrote:
> [...]
>
> Se eu acesso a página de Administração do oVirt pela REDE INTERNA
> (192.168.102.1) a página abre, consigo me logar e fazer toda a
> manutenção nas máquinas, mas não consigo abrir o CONSOLE. Pelo que vi
> no arquivo que ele gera (console.vv), o mesmo está apontando para o IP
> da rede do OVIRTMGMT (192.168.100.0 / 24) do host onde está rodando a
> máquina virtual.
>
> Para eu conseguir acessar o CONSOLE, tenho que colocar o computador
> onde vou acessar a página de Administração do oVirt, na mesma rede do
> OVIRTMGMT. Dessa forma consigo acessar o CONSOLE sem problema.

Me parece um problema de roteamento. Se entendi bem(vou dar IPs
aleatórios aqui pra exemplificar), o cliente tem IP 192.168.102.50, o
Admin Portal atende pelo IP 192.168.102.10. Esse acesso é sem problemas.
Mas quando você vai abrir o console da VM, o cliente acessa o host  pelo
IP 192.168.100.20. Esse pacote, na ida, passa pelo seu firewall, já que
cliente e Host estão em redes diferentes. Já na volta, como o Host
também tem IP na mesma rede que o cliente, digamos o 192.168.102.3, o
pacote sai com origem 192.168.102.3, destino 192.168.102.50. Quando o
cliente receber esse pacote de retorno, ele será descartado, visto que o
cliente não está esperando nenhum pacote vindo do 192.168.102.3, e sim
do 192.168.100.20.