On 17-04-2014 13:11, Amador Pahim wrote:
On 17-04-2014 11:55, Janssen dos Reis Lima wrote:
Fala Pahim.

Obrigado pelas respostas.

Usando iSCSI como seria para eu fazer bakup de uma VM? Eu consigo ver os arquivos que são gravados da VM?

Como falei, cada disco virtual será uma partição LVM. Tem algumas formas de você fazer isso... desde, por fora do ovirt, conectando a partir de outro host na mesma LUN, até por dentro do oVirt, usando o Export Domain para fazer backup ou mesmo escrevendo scripts pra fazer uso da http://www.ovirt.org/Features/Backup-Restore_API_Integration

Outro detalhe: normalmente se pensa em backup no oVirt salvando o disco da VM e não dos arquivos dentro do disco. Fazer backup dos arquivos dentro do disco é função de alguma ferramenta de backup que rode um agente dentro da VM, como o Bacula, por exemplo.


Obrigado.


Em 17 de abril de 2014 11:08, Amador Pahim <apahim@redhat.com> escreveu:
On 16-04-2014 10:20, Janssen dos Reis Lima wrote:
Pessoal,

Meu cenário é o seguinte.
Tenho 3 servidores. Um será o engine e outros 2 os hosts.
Gostaria de saber uma melhor forma de eu fazer a instalação desse meu ambiente. Eu posso deixar o storage funcionando no próprio engine. Tem algum problema quanto a isso?

Não há uma limitação técnica. Pode fazer isso sim.


Outra coisa. É melhor usar iSCSI ou NFS?

Usando NFS, cada disco virtual será um arquivo dentro do diretório compartilhado. Facilita backup e cópias "por fora" do oVirt. Usando iSCSI, cada disco virtual será uma partição LVM criada na LUN. Todas as operações de storage (create, remove, expand, move, snapshot,... ) são mais rápidas no LVM do que usando discos no NFS. Além disso, em um teste que fiz em 2010, o iSCSI se mostrou 17% mais performático em escrita simples que o NFS. Eu prefiro iSCSI, mas não posso dizer o que é melhor pra você :)


--
Att,

Janssen dos Reis Lima
http://blog.janssenlima.com



_______________________________________________
Users-pt mailing list
Users-pt@ovirt.org
http://lists.ovirt.org/mailman/listinfo/users-pt




--
Att,

Janssen dos Reis Lima
http://blog.janssenlima.com