On 05/13/2014 03:28 PM, Ronaldo Araujo wrote:
Boa tarde senhores ...

Tenho em minha empresa o ambiente clássico do ovirt (1 máquina como engine, 2 máquinas como host de virtualização e um storage).

Engine e Host de Virtualização estão com oVirt 3.3.2-1.el6.

Qual o procedimento para se fazer a atualização do oVirt de forma segura ? Como fazer o backup das máquinas para no caso de algum problema conseguir voltar ao ambiente anterior ?

A atualização é para ser *simples* e consiste em:

- Atualizar o pacote "ovirt-engine-setup" (yum update ovirt-engine-setup) para a nova versão.
Aqui, você precisa ter configurado o repositório da nova versão.

- Executar o comando # engine-setup
Aqui, você precisa ter os dois repositórios configurados. O da nova versão e o da versão instalada. O engine-setup vai comparar as versões e informar que tem pacotes novos. É trabalho dele fazer o dump do banco, atualizar os pacotes, converter o banco para a nova versão e então dar um restore. Caso não ocorra bem, ele deve fazer um rollback, deixando tudo como estava.

Isso é tudo. Por garantia, você pode fazer um backup usando o utilitário "engine-backup" que é instalado junto com o pacote "ovirt-engine-tools". Ele salva não só o banco de dados mas também todos os arquivos de configuração necessários. Exemplo:

# engine-backup --mode=backup --file=backup.tar.bz2 --log=backup.log

o caso de um desastre, para restaurar o backup, certifique-se que a versão do "ovirt-engine" instalada é a mesma de quando você fez o backup. Exemplo de restauração:

# engine-backup --mode=restore --file=backup.tar.bz2 --log=restore.log --change-db-credentials --db-host=localhost --db-user=engine --db-name=engine --db-password='pass'

Depois compartilha aqui o resultado ;)



Essa será a minha primeira atualização e estou um pouco apreensivo.

Obrigado pela ajuda.

Ronaldo Araujo




_______________________________________________
Users-pt mailing list
Users-pt@ovirt.org
http://lists.ovirt.org/mailman/listinfo/users-pt