Obrigado pelas sugestões.

Minha ideia inicialmente é consolidar os servidores, separando os serviços. Estou com a ideia de montar uma infra com um host para gerenciamento e dois para virtualização. Vou analisar direito, mas de qualquer forma vou comprar servidores com recursos de sobra, pois nunca se sabe.

Dúvida:
- existe alguma configuração a fazer para migrar uma MV de um host para outro automaticamente. Por exemplo, se o host estiver com consumo auto de processamento ou memória, eu migro algumas VMs para o outro host?
- se eu estiver rodando todas as VMs em um host, e este host der problema. o oVirt consegue identificar isso e migrar todas as VMs para o outro host do cluster?

-- 
Att,

Janssen dos Reis Lima


Em 16 de agosto de 2013 13:02, Marcelo Barbosa <firemanxbr@fedoraproject.org> escreveu:
Janssen,

   Como o Pahim comentou, sobre o melhor hardware para sua demanda, é algo bem complexo, melhor MUITO COMPLEXO, pois vai depender muito do real uso dos recursos e o nível de criticidade que vais querer, exemplo: se quiser o melhor ambiente possível vai precisar de 2 servidores, no mínimo, pois se um cair ainda terá a missão crítica sendo atendida pelo outro(live migration) e por ae podemos ir longe, 2 storages, 2 switches, etc..., porém se sua idéia não é usar a plataforma de virtualização com os seus recursos mais interessantes, pode partir para o uso simples e puro da virtualização em si, que é transformar um único hardware em 8 máquinas virtuais, mas isso você pode realizar usando somente virt-manager, sem a necessidade de ter o oVirt, a plataforma oVirt é para ambientes onde a criticidade e complexidade pedem uma plataforma inteira, enfim com seus requisitos podemos considerar alguns pontos que deves estudar e avaliar:

   1) Sistema operacional das VMs:
   Devemos considerar que o oVirt trabalha com recursos muito interessantes que é o aproveitamento de páginas de memória, logo se tivermos 8 sistemas operacionais Linux podemos ter um nível de uso(real) de memória mais baixo, ainda mais se os 8 tiverem serviços e processos semelhantes, de uma lida na documentação do projeto sobre http://www.ovirt.org/Memory_FAQ, este recurso esta cada vez melhor e vem do KVM.

   2) CPU pinning:
   Vai variar bastante se vai entregar para suas vms o seus cores com o recurso CPU-pinning ou não, logo leia mais sobre http://www.ovirt.org/Features/Design/cpu-pinning

   3) Demais recursos:
   Apesar de você não citar em seu e-mail seus outros requisitos como disco, i/o, rede, etc.. deves considerar muito estes recursos, pois não somente a segurança(a nível de estabilidade e performance) vai depender muito destas decisões.

   Em resumo tenha sempre em mente que não existe uma receita mágica de bolo para esta sua questão, é como você perguntar para um adminsitrador de sistemas qual é a melhor configuração do apache para qualquer site, é totalmente subjetivo este tipo de questão, vai depender do que você realmente vai usar, como usar e de seu conhecimento sob a plataforma para realizar o tunning necessário, acredito que com o tempo você mesmo dirá não existe formúla mágica, eu tenho experiência de vms com os mesmos sistemas e com a mesma infra no mesmo ambiente terem comportamento totalmente diferente, pois o uso é determinante.

   Espero ter ajudado. 


Marcelo Barbosa
Fedora Project Packager/Ambassador
firemanxbr@fedoraproject.org


2013/8/16 Amador Pahim <apahim@redhat.com>
On 08/16/2013 10:05 AM, Janssen dos Reis Lima wrote:
Pessoal,

Não é toda hora que acontece, mas algumas vezes quando eu vou iniciar uma VM, aparece a seguinte mensagem de erro:

Error while executing action: Cannot run VM. Host swap percentage is above the defined threshold.
- Check your configuration parameters for Host Swap Percentage.


A mensagem é clara. Há muita swap sendo usada e para garantir o bom funcionamento do Host, a nova VM não pode ser iniciada.



Estou rodando o oVirt em um micro Core2 Duo, 4 GB RAM.
No momento tenho livre de Swap 3,1 GB de 4 GB disponível.
Estou rodando 2 VM's, uma configurada para 512 MB de RAM e outra com 1GB de RAM, ambas com 1 processador cada. Sei que não é o ambiente ideal para eu fazer um teste deste, mas quero entender tudo quanto que é mensagem de erro

Ok, pra entender temos que ver a implementação dela:


No arquivo backend/manager/modules/bll/src/main/java/org/ovirt/engine/core/bll/scheduling/policyunits/MemoryPolicyUnit.java:
--------------------------
...
 51     private boolean isVMSwapValueLegal(VDS host) {
 ...
 61         long swap_total = host.getSwapTotal();
 62         long swap_free = host.getSwapFree();
 63         long mem_available = host.getMemAvailable();
 64         long physical_mem_mb = host.getPhysicalMemMb();
 65
 66         return ((swap_total - swap_free - mem_available) * 100 / physical_mem_mb) <= Config
 67                 .<Integer> GetValue(ConfigValues.BlockMigrationOnSwapUsagePercentage);
 68     }
--------------------------

Na linha 66 o cálculo fica claro.
Em outras palavras, se você tiver mais swap sendo usada do que memória RAM livre, uma nova VM não vai rodar.
Deduzo que quem implementou isso queria garantir que havia memória RAM suficiente para alocar toda a swap usada. Caso contrário, uma nova VM não poderá ser iniciada.
Ainda de acordo com o código, você pode mudar esse comportamento usando a config "BlockMigrationOnSwapUsagePercentage" (nome pouco intuitivo pra esse caso :/... ). O padrão pra essa config é 0:

# engine-config -g BlockMigrationOnSwapUsagePercentage
BlockMigrationOnSwapUsagePercentage: 0 version: general

Onde 0 é um valor percentual. Se você mudar pra 10, por exemplo, significa que a relação entre swap usada e RAM livre pode ser até 10% do valor da RAM total. Enrolado? Tb achei ;)







Aproveitando, se eu quiser 8 servidores virtuais, cada um com 4 GB de RAM e 2 processadores, qual seria o hardware necessário para o oVirt?

Não faço ideia. "Depende do workload" seria a melhor resposta... mas deve ter gente aqui na lista com mais experiência em implementações reais e que poderia dar alguns exemplos. Esperemos.

--
Pahim

_______________________________________________
Users-pt mailing list
Users-pt@ovirt.org
http://lists.ovirt.org/mailman/listinfo/users-pt